Desabafo Acadêmico

Na minha época de estudante, eu me concentrava nas aulas e absorvia o conteúdo com a maior facilidade. Para isso acontecer, eu não precisava sentar na primeira fileira e nem prestar atenção sem piscar ao que o professor falava. Bastava ouvir. Eu poderia até conversar com outras pessoas que, quando o professor me perguntava o teor de sua aula, eu respondia na hora e sem gaguejar.

participação-do-aluno-1

Quando entrei na faculdade, pude perceber a diferença. Como eu era novata,  não tinha com quem conversar ou com o que me distrair, então sentava na fileira da frente e prestava atenção somente na aula. No início, eu absorvia bem o conteúdo, mas depois do segundo período, senti uma dificuldade enorme de me concentrar na matéria. Lia toda a matéria, prestava atenção nas explicações dos professores, fazia anotações e, no fim das contas, levava bomba nas provas. Me sentia perdida, uma incompetente, triste, sabia que tinha falhado comigo e com minha família…

14247540145656

Foi quando eu desisti da faculdade (depois de entrar e sair 5 vezes sem terminar o curso de Administração de Empresas). Ao olhar minha imagem refletida no espelho e pensar no que não fiz da minha vida, me sinto uma frustrada, pois não terminei aquilo que eu considero uma das mais importantes etapas da vida de um ser humano, ainda mais por ser negra, pobre, morar em uma comunidade e ter o privilégio e a oportunidade de concluir meus estudos.

1-kz_BLBYroq7KY2hno_KbTQ

Esse ano tenho planos de voltar a estudar, porém só posso começar a me mexer quando voltar a trabalhar. O que posso antecipar é que, de acordo com minhas condições financeiras, farei meu curso de graduação à distância. Confesso que ainda não sei se farei Administração de Empresas ou se mudarei de curso, ainda estou estudando todas as possibilidades. Independente do curso que eu faça, ainda tenho medo de me prejudicar por conta dessa questão (concentração/dedicação) e esse é um dos motivos que me fizeram me dedicar mais ao blog, me forçar a me concentrar em apenas uma função por vez. Como eu disse no post anterior, tudo é uma questão de começar.

CONSCIENCIANEGRA

Acredito que o ano de 2016 estará recheado de “Re’s”:

REcomeço
REdescoberta
REorganização
REalização de sonhos adormecidos
REcolocação profissional
REestruturação de vida

E que assim seja!

Beijos

Imagens Tio Google

2 comentários sobre “Desabafo Acadêmico

  1. Hey, não desanima não! Não se sinta frustrada e nem fracassada! A academia é assim mesmo, cada um tem seu tempo. O importante é encontrar um curso que você realmente goste, acredite e se veja atuando, pois já é difícil quando temos essas 3 coisas, quando não temos é mais ainda. Estude suas possibilidades, vontades e vocação. Faça o ENEM pois ele te dará oportunidade de entrar em ótimas universidades gratuitas, além de te permitir bolsas em outras que são pagas.

    No último mês, em que precisei retomar a rotina de estudo, temho estado devagar quase parando,mas estudar é condicionamento e adaptação; aos poucos a gente consegue! 😊

    Beijos!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

